17.3.11

Catarse!

Estou precisando viver por um dia, o último capítulo de uma novela... Já reparou como são lindos?
A mocinha casa-se com o mocinho, os casais mais improváveis se juntam. Surge um gato para a solteirona. Zilhões de grávidas e por último (mas não menos importante) o vilão paga pelos seus erros. Tudo se ajeita! E vivem felizes (para "sempre")! Lindo hein?
Mas desculpe minha ignorância, mas até onde eu sei, novelas (teatros, filmes e afins) refletem a realidade, certo? Mas que realidade? Ou melhor, a realidade de quem?
De fato a minha não é... Estou bem longe dessa perfeição toda...

E então, além de entreter e nos viciar pra que servem as novelas?

Para nos frustrar?
Para zombar de nós?
As vezes tenho a impressão de que o autor rir de nossas caras, nas cenas das famílias perfeitas (de comercial de margarina)...
As almas gêmeas, o amor incondicional, e as declarações de amor em público.
Dos empregos fabulosos que caem dos céu.
Das viagem e bolsas de estudos para o exterior!
E a gente ali, sentado, vidrados na tela, compenetrados naquele que mundo que passa a ser nosso, choramos com a mocinha e faltamos entrar em cena, para impedir o vilão de cometer mais uma de suas maldades.
Mas nem sabemos se aquele que divide o sofá conosco está bem.

Ai a novela acaba, com aquele 'maravilhoso' (e clichê) final feliz!
E a gente? A gente acorda ? E volta pra realidade!!!
E poucos dias depois começa tudo de novo, trama diferente (que de diferente não tem nada).
E a família se reuni em frente a TV, e assistem religiosamente, de olhos bem abertos e boca bem fechada.

Quem me dera que a minha realidade fosse pouco 'parecida' com as tramas das TV.
Haja perfeição hein



(Juh Meireles)

*Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama.

2 comentários:

Dani santana disse...

Bem, a gente sonha com tantos finais felizes... (Eu no fundo ainda espero o meu..rs)
mas como diz uma cronista q eu adoro muito: "prefiro os filmes cult's franceses,daqueles que a mocinha sofre assim como acontece com a gente!" hehe..Lindo,lindo |JUh!

Júlia Meireles disse...

Obrigada nega!!!
E quem não espera por belíssimo final feliz né Dani?
Filmes franceses, sim... nos 'levam' a catarse...